Novo motivo para chumbar na inspeção

Novo motivo para chumbar na inspeção

A partir de 1 de março, há uma nova razão que pode levar o seu carro a reprovar na inspeção periódica obrigatória e muitos condutores podem nem sequer ter conhecimento disso.

Se o seu veículo tiver uma ação de “recall” pendente e não tiver sido levado à oficina para correção, vai chumbar automaticamente no Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV).

A decisão foi tomada pelo IMT e entra em vigor já no início de março. A partir dessa data, qualquer viatura com uma campanha de “recall” ativa por cumprir será reprovada na inspeção.

A falha pode ser classificada como deficiência do tipo 2 (grave) ou tipo 3 (muito grave), consoante a avaliação de risco feita pelo fabricante. Em qualquer dos casos, o resultado será a reprovação até que a situação seja regularizada.

Segundo Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), existem atualmente cerca de 87 mil veículos em Portugal com “recalls” por cumprir. Um número significativo que mostra que muitos carros podem estar em risco de reprovar já na próxima inspeção.


O que é, afinal, um “recall”?

Um “recall” é uma notificação emitida pelo fabricante quando é detetada uma falha técnica num determinado modelo. Pode estar relacionada com segurança, emissões ou outros componentes essenciais do veículo.

Nestes casos, a marca contacta os proprietários, normalmente por carta registada, para que levem o carro à oficina, onde a correção é efetuada sem qualquer custo para o cliente.

O problema é que nem sempre essa informação chega ao atual proprietário. Mudanças de morada, venda da viatura ou simples desatenção podem fazer com que o condutor desconheça que o seu carro foi chamado à oficina.


Como saber se o seu carro tem um “recall” ativo?

Para evitar surpresas na inspeção, já é possível verificar gratuitamente se o seu veículo tem campanhas pendentes.

A ACAP e o IMT lançaram a plataforma RECALL, desenvolvida com o apoio da Direção-Geral do Consumidor. A ferramenta está disponível online e já integra mais de 300 campanhas de chamada registadas pelas marcas automóveis.

Basta inserir a matrícula ou o Número de Identificação do Veículo (VIN) para confirmar se existe alguma ação por cumprir.

Para além de evitar a reprovação na inspeção, cumprir um “recall” é sobretudo uma questão de segurança. Estas campanhas existem precisamente para corrigir falhas que podem comprometer o bom funcionamento do veículo ou colocar em risco os ocupantes.

Se tem inspeção marcada nos próximos meses, vale a pena confirmar esta informação com antecedência. Uma verificação simples pode poupar-lhe tempo, transtornos e uma segunda ida ao centro de inspeções.




Fontes: SIC Notícias e Pplware

Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada