Como transportar crianças no carro
Criado por Ana Faustino em sexta, 13 maio 2022
A 15 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Família, e muitas famílias desfrutaram com um passeio com todos os familiares. As crianças, sendo elas mais vulneráveis, têm regras específicas para as suas viagens de carro. A maioria das pessoas reconhece a importância do cumprimento das regras de segurança, contudo, nem todos sabem quais os procedimentos a seguir.
No artigo 55º do Código da Estrada, que regula o transporte de crianças no carro, podemos ver que as crianças com idade inferior a 12 anos e menos de 135cm de altura devem fazer a sua viagem em automóveis equipados com cintos de segurança e estar seguras por sistemas de retenção homologados e adaptados ao seu tamanho e peso. Estes sistemas de retenção para crianças (SRC) devem estar instalados no banco de trás, salvo algumas exceções:
Criança com idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativado o airbag no lugar do passageiro;
Criança com idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos segurança no banco da retaguarda ou não possua banco na retaguarda;
Caso não seja possível instalar três SRC no banco traseiro, a criança de maior estatura, desde que tenha mais de 3 anos, pode ser transportada utilizando SRC no banco dianteiro.
.
.Os automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança não permitem o transporte de crianças.
Considerando que apenas existem sistemas de retenção homologados até aos 36kg, as crianças que tenham menos de 12 anos de idade e altura inferior a 135 cm, podem ser transportadas com cinto de segurança e dispositivo elevatório.
Tenha atenção que, ao utilizar cinto de segurança de 3 pontos e a precinta diagonal ficar sobre o pescoço da criança, nunca coloque esta precinta por baixo do braço, pois as condições de segurança ficam bastante comprometidas. É preferível colocar a precinta por trás das costas e, assim, a utilização ser semelhante ao cinto de 2 pontos. Nos casos de utilização de cinto de 2 pontos escolha os lugares em que a criança tenha as costas do banco da frente como proteção.
.
.
.
Fonte: ANSR