Como funciona o airbag?
Criado por Ana Faustino em terça, 24 maio 2022
Os sistemas de segurança nos carros são cada vez mais e melhores e, tal como o cinto de segurança, os airbags são dos principais sistemas que reduzem as consequências negativas de um acidente para o condutor e passageiros.
Para serem acionados, existem diversos parâmetros que são levados em causa como desaceleração repentina, velocidade e peso dos ocupantes e o ponto de embate. Conforme a situação as bolsas que são acionadas podem variar, ou seja, através de sensores a que trabalham junto ao airbag é possível perceber se a ativação desse em especifico é necessária ou não.
Caso alguma vez seja acionado o sistema de airbag não será possível fazer a reparação. Neste caso terá de substituir todo o sistema, incluindo o volante, painéis, bolsas, módulo, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes.
.
Conheça os tipos de airbag:
Duplo frontal: O mais comum. Normalmente, as bolsas ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do passageiro. Nesse caso, tem a função de proteger o peito do motorista\passageiro;
Cortina: Nesse modelo, a bolsa de ar sai da lateral superior do carro e cobre toda a janela do veículo. Desta forma, o sistema diminui impactos na cabeça em acidentes laterais e ajuda a proteger os ocupantes de possíveis cacos de vidro;
Lateral: Esta categoria tem como objetivo salvar a parte lateral do corpo dos ocupantes do veículo. A proteção sai da lateral dos bancos dianteiros;
Central: O airbag central é um mecanismo que fica acoplado entre os bancos dianteiros e tem como função evitar que os passageiros se choquem entre si durante um acidente;
Traseiro: Esta bolsa entra em ação durante um impacto traseiro e é acionada nos contornos dos encostos do banco de trás para proteger as cabeças dos ocupantes;
Teto: Uma novidade trazida pela Hyundai, o airbag de teto promete que os passageiros, que estejam em carros com teto panorâmico, não se cortem ou sejam arremessados para fora do veículo em caso de possível capotamento;
Airbag de Cinto: Esta tecnologia basicamente envolve o cinto de segurança com uma bolsa de ar durante um acidente. Ela ajuda na diminuição da força do impacto sobre o corpo aumentando a área de contacto;
Airbag de Joelho: Com um nome quase autoexplicativo, elas têm como função principal proteger as pernas do motorista do impacto contra a coluna de direção do veículo no caso de acidentes mais fortes;
No Capô: Ainda pouco usual, fica na base do para-brisa do veículo. Ele é acionado apenas em caso de atropelamentos, impedindo o choque do pedestre contra o veículo.
.
Evitar lesões provocadas pelos airbags
Apesar de ser um sistema de segurança de extrema importância, existem casos em que a ação destes dispositivos provoca lesões aos ocupantes do veículo. Para evitar estas situações deve manter uma correta postura, tanto na condução como nos lugares de passageiros.
Para evitar queimaduras pelo gás que aciona a bolsa de ar é recomendável que o condutor mantenha uma distância média de 25 cm do volante, também as mãos devem ficar posicionadas na lateral do volante para que, se o airbag disparar, não sofram com o impacto da bolsa. O passageiro nunca deve colocar os pés sobre o painel, caso contrário corre o risco de partir as pernas com a ação do airbag.
.
.
.
Fonte: instacarro.com