A compra de automóvel entra no IRS?

A compra de automóvel entra no IRS?

Se estás a pensar comprar carro e queres perceber se essa despesa pode ou não ajudar na hora de fazer o IRS, este artigo é para ti!

Vamos direto ao assunto: a compra de um automóvel não entra no IRS como despesa dedutível. Isto significa que, mesmo que tenhas investido milhares de euros num carro novo ou usado, esse valor não te vai trazer qualquer benefício fiscal enquanto contribuinte individual.

Porquê? Porque a Autoridade Tributária considera a compra de um carro como um investimento pessoal e não uma despesa de consumo corrente. E, no IRS, apenas certas categorias de despesas podem ser deduzidas, como saúde, educação, habitação, lares e faturas de setores específicos com IVA.

Mas atenção: há exceções, especialmente para profissionais em nome individual ou empresários que utilizem viaturas no âmbito da sua atividade económica. Nestes casos, e apenas mediante certas condições, pode haver espaço para considerar algumas despesas relacionadas com o carro como custo da atividade, mas isso já entra noutra esfera, mais ligada à contabilidade empresarial (IRC).

Portanto, se compraste carro e esperavas um alívio fiscal por esse investimento, a realidade é que o IRS não te vai devolver nada por isso. No entanto, continua a ser importante pedires sempre fatura com NIF nas despesas associadas ao automóvel, porque outras componentes, como o IVA de certos serviços ou encargos profissionais, podem ser relevantes noutros contextos.

Se estiveres a planear uma compra em breve, o ideal é informares-te bem sobre os custos reais do carro a longo prazo - seguros, impostos, manutenção - porque aí sim, pode haver formas de otimizar a tua carga fiscal.




Artigos que podem ser do seu interesse:

Manutenção e reparação de viaturas no IRS: o que pode ser deduzido?

Qual a diferença entre IRS e IRC?

Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada