3.ª Edição do Festival Clássicos Benedita reuniu mais de 140 relíquias automóveis

3.ª Edição do Festival Clássicos Benedita reuniu mais de 140 relíquias automóveis

A paixão pelo mundo automóvel voltou a reunir centenas de entusiastas na 3.ª edição do Festival Clássicos Benedita. O evento, organizado pela Benecar – Cidade do Automóvel e pela Vitorinos Seguros, e que contou a presença especial do nosso amigo Fernando Mendes e do programa GTI, da TVI, foi um verdadeiro tributo à história sobre rodas, com mais de 140 veículos clássicos a marcarem presença num dia recheado de experiências, tradição e espírito de comunidade.



O dia começou cedo, com a abertura do ponto de acreditação em modo “Drive-In”, logo às 8h00. À chegada, os participantes foram recebidos ao volante das suas máquinas, onde, mediante a matrícula, lhes era entregue o respetivo Kit de Participação. Dentro do saco, cuidadosamente preparado pela organização, encontrava-se o roadbook, programa, autocolantes identificativos, brindes, polos oficiais, um mini badge para o vidro e outras informações relevantes para o passeio. Além disso, foi atribuído a cada Clássico um autocolante numerado identificativo, que servia para dividir previamente os participantes em dois grupos distintos: Grupo Benecar e Grupo Vitorinos.



Depois do levantamento dos Kits, os participantes seguiram para o interior da Cidade do Automóvel para um pequeno-almoço de boas-vindas. Já com todos reunidos, realizou-se um briefing geral e, pelas 9h30, iniciou-se o passeio com a partida dos dois grupos, cada um com uma rota diferente.

Ambos os percursos começaram com uma passagem impactante pelo centro da Benedita, chamando a atenção de todos os que por lá circulavam. O Grupo Vitorinos seguiu pela rota que parava primeiro no Atelier do Doce, em Alfeizerão, passando pelo Vimeiro. Já o Grupo Benecar rumou a São Martinho do Porto, com passagens por Turquel, Évora de Alcobaça e Alcobaça, junto ao emblemático Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, onde a organização surpreendeu os participantes com oferta de gelados e águas frescas, em andamento, para ajudar a combater o calor.



No Atelier do Doce, os participantes foram recebidos com as famosas bolas de Berlim e bebidas frescas, além de uma visita ao museu da conceituada pastelaria, que enche os olhos a todos os que por lá passam. Em São Martinho do Porto, junto à deslumbrante baía, esperava-os um verdadeiro banquete: pernil no espeto, pica-pau, morcela, chouriça e outras iguarias. Um momento particularmente refrescante, junto ao mar, tendo em conta as temperaturas elevadas que se fizeram sentir ao longo do dia, a rondar os 40ºC.



O reencontro entre os dois grupos deu-se em São Martinho do Porto. Ali (à semelhança do que fizeram antes do arranque do passeio na Benecar), partilharam histórias, trocaram impressões sobre os carros e aproveitaram para admirar as viaturas dos restantes participantes. Para quem estava de passagem, foi também uma oportunidade única para contemplar de perto estas verdadeiras relíquias.

Na viagem de regresso, os grupos trocaram os percursos: quem tinha visitado o Atelier do Doce seguiu em direção a São Martinho do Porto, e vice-versa. Todos regressaram à Cidade do Automóvel ao início da tarde, onde os aguardava o almoço buffet.

Seguiu-se a entrega de diplomas de participação e prémios: o Wolseley 10/40 de 1937 venceu na categoria de “Carro Mais Antigo”; o Sr. João Reis, ao volante de um Renault 4L de 1988, vindo de Portimão, foi distinguido como o “Participante de Mais Longe”; o prémio de “Carro Melhor Restaurado” foi entregue ao Opel Corsa A Edição Júnior Cup de 1989; e, por fim, o título de “Carro Mais Elegante” foi atribuído ao Ford Mustang de 1979 - estes dois últimos com base nas votações dos próprios participantes. Houve ainda uma animada roda de prémios, onde os participantes tiveram a oportunidade de ganhar diversos brindes, como powerbanks, toalhas de praia, chapéus de palha, ambientadores para o carro, entre outros. Um momento divertido que reforçou o espírito de partilha e descontração vivido ao longo de todo o dia.



A tarde foi marcada por uma visita guiada à Cidade do Automóvel, animação contínua, com DJ ao vivo, música, convívio entre participantes e até uma piscina montada no parque para refrescar os mais aventureiros. Um final de festa descontraído e bem merecido, a fechar um dia que ficará na memória de todos os que o viveram.

A 3.ª edição do Festival Clássicos Benedita confirmou, uma vez mais, o sucesso deste evento que já é uma referência na região. Uma celebração de motores, paixão e amizade.

Voltamos no próximo ano?


Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada