
Criado por Lucas Luís em terça, 17 junho 2025
Tudo sobre o Festival Clássicos Benedita 2025
A História do Festival Clássicos Benedita
O Festival Clássicos Benedita nasceu da paixão pelo mundo automóvel e da vontade de criar um evento que reunisse entusiastas de carros clássicos. Desde a sua primeira edição, em 2023, que este Festival tem vindo a crescer, não só no número de participantes como também no carinho que sentimos por parte da comunidade que o acolhe.
A ideia surgiu da união entre duas entidades com raízes beneditenses: a Benecar - Cidade do Automóvel e a Vitorinos Seguros, que posteriormente se juntaram ao Clube Clássicos Portugal para colocar em marcha o primeiro Festival Clássicos Benedita.
1.ª Edição - 2023
A estreia aconteceu a 10 de setembro de 2023 e contou com inscrições esgotadas - 100 Clássicos que desfilaram pelas estradas da região, com uma passagem emblemática por um dos ex-libris da nossa região, o Mosteiro de Alcobaça, e visita às instalações da ICEL. O passeio terminou com um fantástico almoço na Cidade do Automóvel, seguido de entrega de prémios, diplomas, brindes, animação e convívio, num ambiente aberto ao público a partir das 15h00.
2.ª Edição - 2024
A segunda edição, em 2024, confirmou o sucesso da fórmula. Com nova lotação esgotada, os 100 carros inscritos foram divididos em dois grupos e realizaram um percurso com visitas guiadas às Salinas de Rio Maior, ao Areeiro da antiga Sifucel e à Solancis, na Benedita. Cada paragem foi pensada para proporcionar uma experiência completa, com reforços alimentares, histórias partilhadas e muitos sorrisos. No final, os clássicos voltaram à Cidade do Automóvel para o tradicional almoço buffet, entrega de prémios como o Carro Mais Antigo, Melhor Restaurado e Mais Barulhento.
3.ª Edição – Atual – 29 de junho 2025
A terceira edição superou todas as expectativas, com mais de 140 Clássicos inscritos e um ambiente verdadeiramente especial. Divididos em dois grupos, os participantes seguiram percursos distintos pela região, com paragens no Atelier do Doce, em Alfeizerão, e na praia de São Martinho do Porto, onde foram surpreendidos com sabores regionais e momentos de convívio à beira-mar. O regresso à Cidade do Automóvel foi marcado pelo tradicional almoço buffet, entrega de prémios e brindes, visita guiada, animação com DJ ao vivo e até uma piscina para refrescar os mais aventureiros – um verdadeiro dia de festa para os amantes dos Clássicos.
Mais do que um evento, o Festival Clássicos Benedita já é um marco para os apaixonados pelos Clássicos. Um dia para reviver o passado, celebrar o presente e continuar a tradição.