Quais os diferentes níveis de condução autónoma?
Criado por Ana Faustino em terça, 17 maio 2022
A autonomia de condução dos carros tem sido um assunto bastante falado nos últimos anos, sabia que existem vários níveis consoante a necessidade da intervenção do condutor durante o processo de condução?
A maioria das marcas está a apostar em sistemas de auxílio à condução, sendo que alguns destes mecanismos vão passar a ser obrigatórios em carros novos a partir deste ano, como já lhe mostrámos AQUI, onde explicamos os limitadores de velocidade.
Por outro lado, ainda existem marcas que se mostram céticas nesse sentido, como a Porsche, que alega apostar no prazer de condução. Certo é, também, que o mesmo aconteceu com a eletrificação dos veículos e neste momento é rara a marca que não tenha, pelo menos, um modelo elétrico.
A autonomia dos veículos depende do papel do condutor durante a viagem e a classificação varia desde um primeiro nível, em que o condutor é 100% responsável pela condução do carro e um último nível, que não existe qualquer interação humana durante a viagem.
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A classificação dos níveis de autonomia da condução é a seguinte:
Nível 0: Tudo é controlado pelo condutor. Não existem sistemas de cruise control, assistência à travagem, nem qualquer outro tipo de auxílio à condução;
Nível 1: Existe um ou mais sistemas de ajuda à condução, no entanto o condutor tem de assumir o controlo frequentemente;
Nível 2: Existem vários sistemas de ajuda à condução, no entanto o condutor é obrigado a detetar a presença de obstáculos e a assumir o controlo da viatura quando necessário;
Nível 3: É o primeiro nível mais avançado, com uma condução “semiautónoma”, e que em alguns países já requer autorizações para utilização na via pública. Permite que o condutor desvie a atenção da estrada em determinadas situações, como em autoestradas, já que o sistema deteta a presença de outros veículos e consegue ler a maioria da sinalização vertical. O condutor deve estar preparado para assumir o controlo se e quando necessário;
Nível 4: É o nível já muito avançado de condução autónoma em que o automóvel é capaz de controlar tudo em redor. Por questões de segurança o condutor no entanto pode ter que intervir. Já existem construtores com automóveis com condução autónoma nível 4, no entanto a legislação da maior parte dos países ainda não permite que esta funcione a 100%;
Nível 5: Nível máximo. A definição do destino, o arranque do motor e todas as manobras são efetuadas de forma 100% autónoma, não sendo necessária qualquer intervenção humana na condução.
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Várias marcas já têm disponíveis modelos com níveis de automatização bastante elevados, no entanto, aguardam a legislação dos países ser alterada para que permita a sua utilização. Em Portugal, por exemplo, está explicito no código da estrada que todos os veículos ou animais que circulem na via pública têm de ter um condutor.
Atualmente todos os sistemas de auxílio à condução são facultativos, podendo ser desligados pelo condutor. Num futuro próximo, com as alterações que temos visto, poderão haver carros sem volante ou pedais.
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Fonte: razaoautomovel.com