
A História do Lancia Delta Integrale
Criado por Lucas Luis em terça, 11 fevereiro 2025
A história do Lancia Delta Integrale está profundamente ligada ao mundo dos ralis e à paixão pelos automóveis desportivos. Reconhecido como um dos modelos mais icónicos da marca italiana, este “hatchback” compacto ganhou o estatuto de lenda graças ao seu domínio no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e à sua presença marcante nas estradas. Ainda hoje, o Delta Integrale continua a ser uma referência para adeptos do desporto automóvel, colecionadores e por quem os estima com carinho e participa em eventos de Clássicos como Festival de Clássicos Benedita.
.
Origem
O Lancia Delta foi lançado em 1979 como um “hatchback” compacto concebido para o dia a dia, mas a marca italiana rapidamente percebeu que havia potencial para algo mais. A versão HF 4WD, introduzida em 1986, marcou o início de uma revolução, mas foi em 1987, com o lançamento do Lancia Delta HF Integrale, que o modelo se tornou numa verdadeira máquina de competição.
Equipado com tração integral e um motor turbo alimentado, o Delta Integrale destacava-se pela agilidade, potência e capacidade de adaptação a diferentes tipos de estrada, características que o tornaram um verdadeiro monstro nos ralis.
.
O domínio nos Ralis
O Lancia Delta Integrale é um dos carros mais bem-sucedidos da história do WRC, conquistando seis títulos consecutivos de construtores entre 1987 e 1992. Nenhuma outra marca conseguiu igualar tal feito até hoje.
Com pilotos lendários ao volante, como Juha Kankkunen, Miki Biasion e Didier Auriol, o Delta Integrale enfrentou e venceu adversários como o Audi Quattro, o Toyota Celica e o Ford Sierra Cosworth. A tração integral, combinada com constantes evoluções aerodinâmicas e mecânicas, fez dele uma referência no mundo da competição.
As versões mais emblemáticas incluem o Delta HF Integrale 8V e 16V, seguidas pelo Evoluzione I e Evoluzione II, cada uma com melhorias ao nível da potência, suspensão e estabilidade. A última versão, o Delta HF Integrale Evoluzione II, lançada em 1993, dispunha de um motor 2.0 turbo com 215 cv, garantindo acelerações e prestações impressionantes para um automóvel da época.
.
O Delta Integrale em Portugal
Em Portugal, o Delta Integrale foi sempre um modelo de culto, especialmente entre os apaixonados por ralis. A ligação do país ao automobilismo e à herança dos ralis fez com que o modelo conquistasse uma base sólida de fãs.
Nos anos 80 e 90, era um carro de sonho para muitos portugueses, mas o preço e caráter exclusivo tornavam-no inacessível para a maioria. Hoje, os poucos exemplares que existem no nosso país são verdadeiras peças de coleção, altamente valorizadas no mercado de Clássicos.
.
Um clássico intemporal
Atualmente, o Lancia Delta Integrale é um dos automóveis mais desejados no universo dos clássicos desportivos. O seu design agressivo, os alargamentos nos guarda-lamas e a postura robusta fazem dele um modelo inconfundível.
O valor do Delta Integrale no mercado de Clássicos tem vindo a aumentar, com unidades bem conservadas a atingir preços elevados. Em Portugal, encontrar um Delta Integrale à venda é uma raridade, e os poucos exemplares disponíveis são disputados entre colecionadores.
.
.
Artigos que talvez sejam do seu interesse: