Os mecânicos Benecar ajudam – Revisão e manutenção do carro
Criado por Ana Faustino em quarta, 16 março 2022
A revisão do carro e as manutenções necessárias são sempre tópicos de muitas dúvidas. Falámos com Francisco Silva, mecânico da Benecar - Cidade do Automóvel há 24 anos e com mais de 36 anos de experiência no ramo para perceber o que devemos ter em conta na revisão e manutenção do carro e as suas partes.
.
A questão mais importante de se ver respondida é: quando deve ser feita a revisão do carro? A resposta é direta: todos os anos. As intervenções feitas na revisão do carro, na sua maioria, não dependem do desgaste e por isso não estão dependentes dos quilómetros percorridos.
A verificação do nível do óleo pode ser feita em casa, para isso basta colocar o carro num lugar direito e, com o motor frio e desligado, retirar a vareta uma primeira vez para limpar e a segunda vez para verificar o nível a que está. O ideal é que esteja entre as marcas de mínimo e máximo presentes na vareta. Caso esteja abaixo, leva a uma lubrificação ineficiente e consequentemente ao sobreaquecimento do motor.
Para além de manter a quantidade de óleo no nível correto, este tem de ser trocado anualmente, na revisão que é feita ao carro. Segundo Francisco “o óleo do carro tem prazo de validade, tal como os iogurtes” e, por isso mesmo, deve ser trocado anualmente.
.
Quais são as intervenções que devem ser feitas na revisão anual?
Isso irá depender da marca e modelo do carro. No manual de instruções do carro pode encontrar o plano de manutenção que indica as intervenções adequadas e a sua periodicidade. Francisco ressalta algumas em particular:
Mudança de óleo;
Filtros;
Pressão dos pneus;
Mudança de fluido dos travões;
Outras.
.
A revisão é importante pelas intervenções que acontecem e também porque existe a possibilidade de diagnosticar outras necessidades do carro, que ao serem ignoradas podem levar a despesas maiores.
.
Quando devo trocar as pastilhas e discos de travões?
Não existe uma altura determinada para o fazer, nem pelos quilómetros nem por tempo. Tanto as pastilhas como os discos de travões são peças que dependem do desgaste para serem trocadas. Alguns fatores podem provocar um desgaste mais rápido, como o tipo de percurso ou a forma como é realizada a condução. Uma condução mais agressiva leva a um desgaste mais rápido, assim como os percursos em cidade e com muitas subidas e descidas. A experiência de Francisco como condutor provou-lhe que na sua terra natal, no norte do país, devido às subidas e descidas, a duração das pastilhas do seu carro é significativamente inferior comparativamente ao centro de Portugal.
As revisões anuais proporcionam a oportunidade do mecânico verificar o estado das pastilhas e discos de travões e fazer a substituição caso seja necessário.
.
Quando se deve mudar a correia de distribuição?
Esta é mais uma intervenção que está especificada no plano de manutenção. As orientações das marcas podem variar entre os 120.000 Km e os 220.000 Km, dependendo da marca e modelo do carro. O nosso mecânico ressalta que, para além dos quilómetros percorridos, o fator tempo também pesa. Se a correia tiver 10 anos no seu carro deve ser mudada, independentemente da distância percorrida.
.
A manutenção do carro tem custos associados, no entanto, zela pela segurança e previne estragos que podem sair muito dispendiosos. Visite a Benecar para fazer a revisão do seu carro e esclarecer as suas dúvidas com os mecânicos experientes que fazem parte da nossa equipa.