Diferenças entre Híbrido e Híbrido Plug-in
Criado por Ana Faustino em quinta, 10 março 2022
À medida que o tempo passa, cada vez mais os carros híbridos e elétricos ganham terreno no mercado automóvel. Se os elétricos sabemos que funcionam a eletricidade, como o nome indica, os híbridos funcionam como?
Antes de mais, existem dois tipos de carros híbridos: os Híbridos e os Híbridos Plug-in. Vamos perceber as diferenças entre eles.
.
Híbridos
Funcionamento: contam com um motor elétrico e outro a combustão e o primeiro funciona como apoio ao segundo. Estes motores trabalham em conjunto ou independentes e a sua gestão é feita automaticamente pelo sistema. Por regra o motor elétrico funciona no arranque, marcha atrás, desacelerações e travagens. Noutras situações o carro pode usar apenas o motor a combustão.
Autonomia: as baterias geralmente têm pouca autonomia, podem chegar a fazer cerca de 2km totalmente a eletricidade mas depende do estilo de condução.
Consumos: os consumos tornam-se mais eficientes pelo auxílio do motor elétrico.
.
Híbridos Plug-in
Funcionamento: contam igualmente com motor elétrico que auxilia o motor a combustão, no entanto, as baterias têm mais autonomia e a gestão do motor a utilizar pode ser feita pelo condutor ou em modo auto. Nestes modelos a bateria pode ser carregada ao ligar a uma tomada elétrica, tal como nos modelos totalmente elétricos.
Autonomia: as baterias têm maior capacidade permitindo percorrer distâncias significativas totalmente elétrico. Tudo depende da marca e modelo, no entanto, já existem marcas a comunicar autonomias de 50/60Km. O carregamento permite que possam ser usados como carros totalmente elétricos para quem percorre distâncias pequenas.
Consumos: a vantagem destes carros é a sua versatilidade. Por um lado permite uma utilização totalmente elétrica, por outro lado nunca nos deixa a pé. No caso de distâncias grandes pode observar-se uma gestão eficiente dos consumos devido ao auxílio da bateria elétrica.
.
Vantagens de carros Híbridos e Híbridos Plug-in:
Baixo consumo, principalmente comparando aos motores a combustão;
Potência, devido à utilização de 2 motores. Geralmente consegue atingir uma potência combinada de cerca de 200 cavalos;
Boa performance, graças ao motor elétrico que permite uma entrega instantânea e linear da potência, o motor a combustão não precisa de um esforço tão grande;
Baixas emissões de CO2;
Benefícios fiscais, tanto quando comprado novo, como redução do IUC.
.
Desvantagens de carros Híbridos e Híbridos Plug-in:
Preço, principalmente devido ao valor da construção das baterias e motorização a gasolina bastante potentes;
Manutenção, graças a novos componentes que elevam os custos de manutenção;
Autonomia da bateria.
.
A escolha de um carro é uma tarefa importante. Considere os prós e os contras para perceber que tipo de carro faz sentido para si e para a sua família. Veja AQUI as opções de carros Híbridos a gasolina que encontra na Benecar.
.
.
.
Fontes: SAPO e CONTROLAUTO