Posso tirar a carta num carro automático?
Criado por Ana Faustino em terça, 10 maio 2022
Quando se tira a carta de condução é necessário aprender regras de trânsito, sinais, velocidades e, claro, fazer pontos de embraiagem. Será que este último ponto é escusado?
Com o passar dos anos, o que era considerado um luxo passou a ser mais acessível, como os carros automáticos. Apesar disso, as escolas de condução apresentam, na sua maioria, carros com caixa de mudanças manuais para os seus alunos. Isso tem uma justificação.
Na verdade, é permitido por lei que um aluno faça o seu teste de condução num carro automático, evitando assim ter de aprender a utilizar os três pedais das caixas manuais e fazer os pontos de embraiagem.
.
O que a lei diz a respeito das características dos veículos de exame é que “A prova prática pode ser prestada em veículo de caixa manual ou de caixa automática”, como se pode ler no nº 3 do Artigo 61º do Decreto-Lei nº 37/2014 de 14-03-2014. O que acontece é que, no nº 6 desse mesmo artigo vimos que “Caso a prova seja prestada em veículo de caixa automática, tal menção deve constar como restrição na carta de condução, ficando o titular impedido de conduzir veículos de caixa manual”.
Existe uma única exceção a este ponto, que se encontra logo no seguinte nº 7 e diz que “A restrição imposta no número anterior não é aplicável às categorias C, CE, D ou DE, obtidas por exame realizado em veículo de caixa automática, quando o candidato seja titular de uma carta de condução, de pelo menos uma das categorias B, BE, C1, C1E, C, CE, D1 ou D1E, obtidas por exame de condução realizado em veículo de caixa manual, em que tenham sido avaliadas as matérias descritas no ponto 3.12 da secção III ou no ponto 3.1.14 da secção V da parte II do anexo VII”.
Assim, podemos perceber que é possível tirar a carta num veículo de caixa automática, contudo, o condutor fica impedido de conduzir veículos de caixa manual. Por outro lado, quando a carta é tirada em veículos de caixa manual, esta é válida para os dois tipos de automóveis. Essa é a razão das escolas de condução, na sua generalidade, oferecerem os seus serviços em carros manuais.
Com o mercado de veículos elétricos a crescer tão rapidamente, e sendo estes veículos automáticos, serão cada vez menos os novos titulares de carta de condução que pretendam conduzir veículos manuais. A questão que fica no ar é, quanto tempo irá demorar para que a oferta das escolas de condução se inverta e passe a ser na sua maioria de carros automáticos ou, até mesmo, elétricos.
.
.
.
Fonte: RAZÃO AUTOMÓVEL