O que são carros clássicos, antigos e históricos
Criado por Ana Faustino em terça, 31 maio 2022
Existem três designações importantes quando se fala de carros clássicos: veículos clássicos, veículos antigos e veículos históricos.
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A definição de veículos clássicos é a mais abrangente, não estando dependente da idade da sua viatura, mas sim de outras características. Aqui contam as características intrínsecas de qualidade, como a técnica e a estática, a importância histórica, raridade ou exclusividade, carisma, isto é, algo que não passa de moda. Existem alguns exemplos de automóveis e motas em produção que se podem incluir nesta categoria.
Alguns dos veículos clássicos poderão ser antigos ou até mesmo históricos, no entanto, todos se distinguem da produção corrente de veículos motorizados.
Os veículos antigos são assim denominados devido à sua idade. Cada vez mais este critério abrange mais veículos e a sua classificação puramente objetiva tem-se revelado insuficiente. Geralmente, estes veículos estão ultrapassados em termos tecnológicos e ainda assim são uma mais-valia no que diz respeito a marcos históricos ou afetivos.
A FIA/FIVA definiu o conceito de carros históricos e foi aceite pela Comissão Europeia. Segundo estas entidades são veículos que fazem parte da herança técnica e cultural devido à sua idade superior a 30 anos, conservação em condições corretas de um ponto de vista histórico e a não serem utilizados como meio de transporte no dia-a-dia.
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Veja abaixo como classificar o seu carro segundo diferentes critérios.
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Categorias FIVA de Veículos Históricos
CATEGORIA A – PIONEIROS: Veículos construídos antes de 31 de dezembro de 1904;
CATEGORIA B – VETERANOS: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1905 e 31 de dezembro de 1918;
CATEGORIA C – VINTAGE: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1919 e 31 de dezembro de 1930;
CATEGORIA D - PÓS-VINTAGE: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1931 e 31 de dezembro de 1945;
CATEGORIA E - PÓS-GUERRA: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1960;
CATEGORIA F: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1961 e 31 de dezembro de 1970;
CATEGORIA G: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1971 e 31 de dezembro de 1980;
CATEGORIA H: Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1990;
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Estado ou condição dos veículos segundo a FIVA
CLASSE 1 - AUTÊNTICOS
Veículo tal como foi produzido originalmente, pouco deteriorado, em estado original, incluindo acabamentos interiores e exteriores, com exceção dos pneus, velas, bateria e outros elementos perecíveis.
CLASSE 2 - ORIGINAIS
Veículo utilizado sem nunca ter sido restaurado, dispondo de um historial contínuo, em estado original, embora eventualmente deteriorado. As peças que se deterioram normalmente pelo uso podem ser substituídas por peças com a especificação da época. A pintura, pormenores exteriores e estofos podem ter sido oportunamente refeitos.
CLASSE 3 - RESTAURADO
Um veículo, totalmente ou parcialmente desmontado, reparado e montado de novo, com pequenas alterações relativamente às especificações de origem do construtor em caso de indisponibilidade de peças ou materiais. As peças de origem do construtor devem ser utilizadas, sempre que disponíveis, mas podem ser substituídas por outras com a mesma especificação. Os acabamentos interiores e exteriores podem ser recentes, mas dentro do possível, de acordo com as especificações da época.
CLASSE 4 - RECONSTRUÍDOS
Peças de um ou mais veículos dum mesmo modelo ou tipo, montadas num só veículo o mais possível de acordo com as especificações do construtor. As peças podem ser fabricadas durante a reconstrução ou feitas fora do período (tais como carroçaria, bloco do motor ou qualquer outra peça que não contenha identificação). Acabamentos interiores e exteriores devem estar de acordo com as especificações da época.
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Fonte: acp.pt