Novo V6 TDI reforça potência do Audi Q5 e A6

Novo V6 TDI reforça potência do Audi Q5 e A6

A Audi voltou a elevar a fasquia no segmento premium, apresentando uma evolução profunda do seu motor V6 TDI de três litros, agora disponível para os Audi Q5 e Audi A6. A nova geração do bloco introduz melhorias na resposta, eficiência e desempenho graças à combinação entre tecnologia híbrida MHEV plus e um compressor elétrico de nova geração.


Potência mais imediata e maior eficiência

O novo V6 TDI debita 220 kW (299 CV) e 580 Nm, mas o destaque vai para a forma como entrega esta potência. A marca integrou três componentes eletrificados que trabalham em conjunto para oferecer arranques mais vigorosos, acelerações mais rápidas e consumos reduzidos. O sistema MHEV plus combina:

  • Gerador de transmissão (powertrain generator)

  • Alternador/arrancador por correia (belt alternator starter)

  • Bateria de lítio-ferro-fosfato

Este conjunto permite condução parcialmente elétrica em situações de baixa velocidade, como circulação urbana, estacionamento ou tráfego fluido, e disponibiliza até 18 kW (24 CV) adicionais e 230 Nm de apoio imediato em arranques e ultrapassagens.

Durante a desaceleração, o sistema recupera até 25 kW de energia, melhorando a eficiência global e reduzindo consumos.


Compressor elétrico de nova geração

Uma das grandes novidades é a introdução do compressor elétrico em conjunto com o sistema MHEV plus. Esta tecnologia, integrada pela primeira vez no V6 TDI desta geração, elimina praticamente o turbo lag e garante uma resposta mais linear em toda a faixa de rotações.

O resultado traduz-se em acelerações significativamente mais rápidas: nos primeiros 2,5 segundos, o veículo percorre mais um comprimento de carro face à geração anterior. O compressor pode atingir as 90.000 rotações por minuto em apenas 250 milissegundos, contribuindo para um aumento de pressão de sobrealimentação que acontece quase um segundo mais cedo, gerando acelerações muito próximas das sensações de uma motorização elétrica.

Graças ao novo design interno e ao motor síncrono de ímanes permanentes, o compressor opera agora numa faixa muito mais ampla. O motor disponibiliza potência de forma contínua, com destaque para a força a baixo regime e para a capacidade de resposta em recuperações.


Menor impacto ambiental com combustível HVO 100

Outra novidade importante é a compatibilidade com combustível HVO 100, um gasóleo sintético sustentável que cumpre a norma europeia EN 15940. Produzido a partir de resíduos e óleos alimentares usados, permite reduzir entre 70% e 95% das emissões de CO2 face ao gasóleo convencional.

Este combustível pode ser usado de forma pura ou misturada, e os veículos produzidos nas fábricas alemãs de Ingolstadt e Neckarsulm passam agora a sair de fábrica já abastecidos com HVO.


Consumos e emissões

Segundo os dados oficiais para o mercado alemão, os novos motores registam:

  • Audi Q5: consumo combinado entre 6,8 e 5,8 l/100 km; emissões entre 177 e 153 g/km

  • Audi A6: consumo combinado entre 6,1 e 5,3 l/100 km; emissões entre 165 e 140 g/km

Estes valores colocam ambos os modelos nas classes CO2 E a G, dependendo das configurações.


Fonte: Press Release | Audi

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