Como tirar um carro preso na areia
Criado por Ana Faustino em quinta, 23 junho 2022
Com o verão vem a vontade de ir passear ou tomar banhos de sol para as maravilhosas praias do nosso país. Claro que a probabilidade de ficar atolado na areia não é tão pequena quanto isso, basta estacionar numa berma ou enganar-nos no caminho. Saiba como sair desta situação sem ter de chamar o reboque.
Aquilo que vai precisar para seguir a sua viagem são os tapetes do carro, alguma ajuda para empurrar, força de vontade e, se possível, uma bomba de pressão de pneus portátil.
.
Escavar a areia
Quando se apercebe que está atolado na areia não vale a pena continuar a insistir em acelerar, isso vai fazer o efeito contrário ao que se quer. Ao acelerar as rodas vão continuar a escavar o seu buraco e ficar cada vez mais enterradas.
Assim sendo, pare o que estava a fazer até agora e saia do veículo, é hora de escavar um caminho para as rodas passarem. Escave junto ao pneu e cerca de dois metros de caminho por onde as rodas vão passar.
.
Utilizar os tapetes
Já com o caminho feito chegou a vez de utilizar os tapetes do carro para ajudar as rodas a ganhar aderência. Pode também utilizar galhos de árvores, no entanto, os tapetes podem ter um resultado mais rápido e prático. Coloque a parte mais estreita do tapete por baixo da roda e seguindo o caminho escavado anteriormente.
.
Baixar a pressão dos pneus
Sempre ouvimos que se deve manter a correta pressão dos pneus e é verdade, contudo, este é um caso extremo e pontual. Ao baixar ligeiramente a pressão dos pneus vai conseguir mais área em contacto com o chão e também vai conseguir baixar o pneu de forma a ficar apoiado no tapete que colocou por baixo. Tenha atenção que não pode tirar muita pressão dos pneus se não tiver à mão uma bomba portátil ou uma bomba de abastecimento por perto, pois pode estragar os seus pneus se circular muito tempo com pressão insuficiente.
.
Acelerar suavemente
Ao ter os passos anteriores completos deve acelerar de modo suave para conseguir sair do local onde está atolado. Lembre-se que se parar a marcha ainda em piso de areia pode ficar novamente atolado, portanto faça uma manobra suave e com velocidade constante até sair para um piso mais adequado.
.
Ajuda é bem-vinda
Toda a ajuda é bem-vinda e provavelmente vai ser necessária alguma força para empurrar o carro para fora da areia. Caso tenha mais passageiros delegue-lhes essa função, se não for o caso, não fique envergonhado por aceitar ajuda de quem passa. Muitas vezes é comum ter desconhecidos que se disponibilizam a ajudar nestes casos.
.
Voltar a encher os pneus
Não se esqueça de repor a pressão dos pneus, a longevidade destes e os consumos de combustível dependem, em muito, desta condição.
.
Fonte: carro-carros.com