Carregar bateria elétrica pode vir a ser mais rápido do que encher o tanque de combustível
Criado por Ana Faustino em quarta, 30 março 2022
Baterias quânticas podem vir a alterar tudo o que conhecemos até hoje sobre o carregamento da bateria elétrica das viaturas. A desvantagem do tempo de espera enquanto os carros elétricos carregam pode deixar de existir.
A hipótese de utilizar a física quântica para o ramo automóvel surgiu de uma equipa de investigadores do centro de física teórica de sistemas complexos do Instituto de Ciências Básicas (IBS). Através de vários estudos passados, chegou-se à conclusão que as baterias quânticas podem ser carregadas até 200 vezes mais rápidas do que as convencionais.
A diferença de tempo de carregamento deve-se a que, numa bateria convencional, as células são carregadas de forma independente, enquanto nas baterias quânticas todas as células podem ser carregadas ao mesmo tempo, sendo que quanto maior for a bateria quântica, maior é a redução do tempo de carga.
Podemos medir este benefício de carregamento através da “vantagem de carregamento quântico”. Assim, em relação a uma bateria convencional de 200 células, a bateria quântica pode ser 200 vezes mais rápida a carregar.
Em termos práticos podemos perceber que os carregamentos de 10 horas que são feitos em casa passariam a levar cerca de 3 minutos, enquanto os 30 minutos de carregamento nas estações de alta velocidade ficariam reduzidos a apenas alguns segundos.
Esta tecnologia tem ainda muitas questões por responder, precisando assim de vários anos de pesquisa para que se possa tornar uma alternativa válida às baterias que são usadas atualmente.
.
.
.
Fonte: NOTICIAS AO MINUTO