AdBlue – O que é e como funciona?

AdBlue – O que é e como funciona?

Se comprou ou está a pensar comprar um carro recente a gasóleo já reparou que tem um depósito a mais para AdBlue. Qual será a função deste aditivo?

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A razão deste aditivo é simples: reduzir as emissões de óxido de nitrogénio gerados nos processos de combustão dos veículos. A solução é composta por 32,5% de ureia pura e 65,7% de água desmineralizada e atua diretamente sobre os gases de escape.

O surgimento do AdBlue deve-se à tentativa de resposta, por parte da indústria automóvel, de agir de acordo com os protocolos originados nas cimeiras ambientais.

As normas Euro 6, do conselho europeu, exigem aos fabricantes dos automóveis o desenvolvimento e implementação de tecnologias que atuem reduzindo a emissão dos gases poluentes e contaminantes. Deste modo, nasceu o AdBlue que é injetado diretamente no sistema de escape do veículo e cumpre as normas impostas.

O bocal de enchimento do depósito de AdBlue encontra-se, geralmente, junto à entrada de combustível ou no lugar do pneu sobressalente e pode ser aplicado tal como o gasóleo, através de mangueira num posto de abastecimento, ou, caso não encontre um posto com esta opção, existem jerricans de 5, 10 ou 20 litros.

A estimativa de consumo é de aproximadamente 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 Km, no entanto, varia consoante a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel, entre outras.

Caso planeie uma viagem mais longa tenha em atenção a quantidade deste aditivo que tem no depósito, caso fique vazio, o seu carro não irá arrancar. Para reduzir a sua pegada ecológica a sua utilização é fundamental, para além de bastante prática.

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Fonte: galp.com

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