O que significam as luzes do painel

O que significam as luzes do painel

As luzes do painel de instrumentos têm a função de alertar o motorista para possíveis avarias ou anomalias no veículo.

Antes de mais saiba que a cor da luz que lhe aparecer irá indicar o nível de atenção que deverá dar ao aviso. Portanto, luzes verdes, azuis ou brancas são meramente informativas, à partida não requerem a adoção de nenhuma prática por parte do condutor. Luzes amarelas requerem atenção, contudo, não implicam a imobilização imediata do carro. Luzes vermelhar indicam a necessidade de visita imediata ao mecânico e, na maioria das vezes, o melhor procedimento é a imobilização da viatura e chamar o reboque.

.

Conheça o significado das luzes mais importantes e comuns do seu carro:

.

.

1 - Travão de mão - É a luz que indica que o travão de mão está puxado. Se ela ficar ligada com o travão de mão solto pode ser algum problema no sistema de travagem, principalmente falta de fluído no reservatório. Neste caso, deve completar o fluído e procurar um mecânico, já que o líquido só baixa se houver vazamento. Em alguns carros, existe uma luz específica para o fluído.

.

2 - Injeção - É a luz da injeção eletrônica, deve apagar-se após a partida. Se permanecer ligada, já com o motor a trabalhar indica avaria no sistema de controlo de emissões. Caso fique a piscar indica avaria que pode levar a danos no catalisador. Em ambos os casos desacelere e recorra a uma oficina.

.

3 - Alternador - A luz vermelha deve-se desligar alguns segundos depois de o carro estar em funcionamento. Se permanecer ligada, é sinal de que a bateria não está a carregar. O arrefecimento do motor pode ser interrompido e a unidade de assistência dos travões pode deixar de ser eficaz.

.

4 – Pré-incandescência – Quando fica ligada significa que o pré-aquecimento do motor a diesel é ativado, o que acontece apenas quando a temperatura exterior for baixa. Se ficar a piscar indica avaria no pré-aquecimento do motor.

.

5 - Transmissão automática - Acende somente durante a ignição do veículo, para lembrar que o motorista precisa pisar o travão para colocar o carro em Drive. Em muitos carros o aviso é feito em tela multimídia ou outra parte do painel.

.

6 – Sistema de travagem antibloqueio (ABS) - Indica possíveis falhas no sistema ABS ou ESP (controle de tração e estabilidade, que atua com o auxílio dos travões). O problema, neste caso, pode estar em sensores, no sistema hidráulico ou até na unidade de comando. Caso parem de funcionar, o veículo passa a funcionar com os travões convencionais.

.

7 - Desembaciador traseiro - O desembaciador atua no vidro traseiro e costuma ser representado por uma luz amarela no painel, que acende quando o equipamento é acionado (em muitos modelos a luz pode estar no painel central, geralmente na própria tecla do comando).

.

8 - Airbag - Acende quando houver sinais de falha no sistema do airbag e pré-tensores de cintos, que poderão não funcionar em caso de acidente. Neste caso, recomenda-se que uma oficina autorizada seja procurada de imediato. Em alguns veículos a luz do airbag é amarela (somente advertência).

.

9 – Sistema de controlo da pressão dos pneus - Se esta luz permanecer acesa após a partida do motor, um ou mais pneus devem estar com pressão significativamente diferente do recomendado pelo fabricante. A solução é parar de imediato e verificar a pressão dos pneus.

.

10 – Sistema de controlo de luz - Na maioria dos carros aparece esse desenho como padrão para indicar alguma luz queimada ou inadequada ao sistema do carro.

.

11 - Faróis (médios) - Indica que os faróis do carro estão acesos em médios.

.

12 - Faróis (máximos) - Indica que os faróis do carro estão acesos em máximos.

.

13 - Luz de nevoeiro traseira - Acende quando este farol está ligado, geralmente apresenta-se como luz única e intensa em um dos lados da lanterna traseira. Este farol é de grande importância em dias de chuva e nevoeiro, para facilitar a visão dos condutores que vêm logo atrás.

.

14 - Luz de nevoeiro dianteira - Acende quando este farol está ligado, é indicado para dias de chuva e nevoeiro (quando a claridade é baixa), para aumentar a visão periférica.

.

15 – Cinto de segurança - Alerta o condutor e/ou demais passageiros a necessidade de colocar o cinto de segurança.

.

16 - Imobilizador - Indica falhas de funcionamento no sistema imobilizador, possivelmente provocado por problemas no chip da chave, no próprio sistema de ignição, no módulo de injeção eletrónica ou nos cabos elétricos. Pode vir acompanhada do nome “code”.

.

17 - Luz de atenção máxima - Este é o símbolo da principal luz de emergência de um veículo. Se ela estiver acesa, provavelmente haverá uma outra informação no painel de instrumentos. Pode apontar problemas graves, como baixa pressão do óleo, portas abertas, veículo sem bateria, entre outros. Apesar da importância desse aviso, em alguns veículos sua luz é amarela (somente advertência).

.

18 - Assistente de partida em rampa - Conhecido como HLA na sigla em inglês, deve acender apenas na ignição do motor, junto com as outras luzes. O sistema permanece sempre ativo, funciona em aclives e declives, mas a luz não pisca ou reacende durante seu funcionamento.

.

19 – Comando da velocidade de cruzeiro - Acende-se quando o controlador automático de velocidade ("cruise control", também chamado de piloto automático) é iniciado pelo motorista. Em alguns veículos, pode ser representado pela palavra "Cruise". Quando o sistema é adaptativo (que se ajusta ao veículo à frente), é comum ver o desenho de um pequeno carro acima do velocímetro.

.

20 - EPC (Engine Power Control) - Esta luz geralmente está associada aos carros Volkswagen. O EPC indica alguma anomalia no Controle de força do motor. O ideal é levar o carro a uma oficina especializada, onde se possa ler os controlos eletrónicos do carro.

.

21 - Luz de abastecimento – Alerta o motorista que o nível de combustível está baixo. Deve reabastecer o carro o mais rápido possível e nunca deixar o depósito ficar totalmente vazio.

.

22 - Sistema da direção assistida - Menos comum que as demais luzes vermelhas, este sinal indica falhas no sistema de direção assistida (elétrica, hidráulica). Em alguns veículos pode ser amarela (advertência).

.

23 - Revisão - Esta ferramenta, ao piscar no painel (apenas na ignição) indica que está na hora de fazer a verificação periódica, conforme o programa de revisões previsto no manual (o ajuste de agenda é feito na concessionária). Pode usar outros símbolos, pela palavra "Service" ou ainda "INSP", de "Inspection".

.

24 - Função "Eco" - Com o objetivo de melhorar o consumo de combustível, muitos carros "dizem" quando o motorista está dirigindo o veículo economicamente. Um indicador é mostrado no painel, normalmente com a palavra "Eco", mas também com símbolos "ecológicos", como árvores, ou um sinal de positivo ("+") etc.

.

25 - Bloqueio do diferencial central- Veículos que contam com bloqueador de diferencial central possuem este símbolo no quadro de instrumentos, que liga durante a ignição do veículo e quando é feito o bloqueio, normalmente em situações de off-road. Quando o diferencial é traseiro, o "X" fica posicionado no eixo traseiro do desenho. Em alguns veículos o "X" é substituído pela palavra "Lock".

.

26 - Tração 4x4 - Em veículos com tração nas quatro rodas esta luz (ou um 4x4) aparece no painel a partir do momento em que o sistema é ativado. Em alguns casos, quando o carro já está em 4x4 e é acionada a marcha reduzida, o símbolo tem a palavra "Low" abaixo do 4WD (ou 4x4).

.

27 - Controle de estabilidade - Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controlo eletrónico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação. Quando pisca, (mas sem a palavra "off") no painel em manobras mais fortes significam apenas que o sistema está em atuação.

.

28 - Luz de abastecimento reservatório partida a frio - Geralmente afastada do ponteiro da marcação do tanque de combustível normal, e acompanhada da letra “G” ou pelo nome “GASOLINA”, indica um nível relativamente baixo no tanque de partida a frio nos carros híbridos.

.

29 - Temperatura do líquido de arrefecimento - Aponta um possível sobreaquecimento do motor, ou sua iminência. Pode acender pela falta de líquido de refrigeração, falhas nos sistemas de ventilação ou em sensores.

.

30 - Luz do óleo - Está relacionada com algum problema na pressão do óleo, lubrificação do motor ou interruptor do óleo. O ideal é parar o carro imediatamente quando essa luz estiver acesa.

.

.

.

Fonte: sedecar.com.br

Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada Prémio PME Excelência