O "Acordo de Cavalheiros": Carros japoneses estavam limitados a 180 km/h e 280 cv?

O "Acordo de Cavalheiros": Carros japoneses estavam limitados a 180 km/h e 280 cv?

Durante várias décadas, os automóveis desportivos japoneses foram reconhecidos pelo seu desempenho, mas também por duas limitações peculiares: a velocidade máxima de 180 km/h e a potência declarada de 280 cv. Estas restrições resultaram de um "Acordo de Cavalheiros" entre os fabricantes de automóveis japoneses, implementado como uma tentativa de reduzir os acidentes de viação e evitar regulamentações governamentais mais rigorosas.

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Origem do Acordo de Cavalheiros

Nos anos 80 e 90, o Japão viveu um crescimento exponencial na produção de automóveis de alta performance. Modelos como o Nissan Skyline GT-R, Mazda RX-7, Toyota Supra e Mitsubishi Lancer Evolution atingiram níveis elevados de potência, o que gerou preocupações sobre a segurança rodoviária e levou os fabricantes a tomar medidas preventivas.

Para evitar imposições legais mais severas, as marcas japonesas acordaram voluntariamente limitar a potência dos seus veículos a 280 cv e a velocidade máxima a 180 km/h, estabelecendo um padrão não oficial.

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Como funcionava o limite de 180 km/h e 280 cv?

Os automóveis passaram a incluir limitadores eletrónicos que impediam ultrapassar os 180 km/h. No entanto, essa limitação podia ser removida através de modificações na ECU (Unidade de Controlo do Motor).

A potência anunciada de 280 cv também não refletia a realidade. Muitos modelos superavam esse valor sem alterações mecânicas, como demonstrado em testes independentes.

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Exemplos de carros que ultrapassavam os 280 cv

Toyota Supra MK4 (2JZ-GTE) – Oficialmente 280 cv, mas as versões europeia e americana atingiam 320 cv.

Nissan Skyline GT-R R34 (RB26DETT) – Anunciado com 280 cv, mas na prática produzia mais de 320 cv.

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O acordo ainda se aplica hoje?

Com a globalização da indústria automóvel, as marcas japonesas começaram a abandonar os limites de potência e velocidade. O primeiro modelo a quebrar a regra foi o Honda Legend de 2004, anunciado com 300 cv.

Modelos como o Nissan GT-R R35 (485 cv) e o Lexus LFA (560 cv) marcaram o fim definitivo do acordo, permitindo que os superdesportivos japoneses competissem a nível global sem restrições voluntárias.

Foto: Muhammad Mu'tasim

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