
Criado por Lucas Luís em terça, 9 setembro 2025
Mercedes-Benz EQS percorreu 1.205 km sem parar para carregar
A Mercedes-Benz voltou a surpreender o setor automóvel ao realizar um teste de longa distância que marca um novo capítulo na mobilidade elétrica. Um EQS, equipado com uma bateria de estado sólido de lítio-metal, percorreu 1.205 km entre Estugarda, na Alemanha, e Malmö, na Suécia, sem qualquer paragem para carregamento, chegando ainda com uma autonomia residual de 137 km.
Este feito ultrapassa o recorde anteriormente estabelecido pelo Vision EQXX no trajeto Estugarda–Silverstone, superando-o em três quilómetros. Mais do que um número impressionante, este marco demonstra que a tecnologia de baterias de estado sólido (tecnologia que utiliza eletrólito sólido em vez de líquido, oferecendo mais autonomia, maior segurança, maior durabilidade e carregamentos mais rápidos) não é apenas promissora em laboratório, mas já prova a sua eficácia em condições reais de estrada.
Validação em condições reais
A viagem integrou o programa de testes da Mercedes-Benz para a próxima geração de baterias, que combina simulações digitais, ensaios em instalações de última geração em Untertürkheim e Sindelfingen, e agora também testes em estradas públicas. O objetivo é avaliar o desempenho em diferentes climas e perfis de rota, acelerando o caminho até à produção em série prevista para o final da década.
O trajeto seguiu pelas autoestradas A7 e E20, atravessando a Alemanha e a Dinamarca até chegar à Suécia, num percurso calculado pela tecnologia Electric Intelligence, que considerou a topografia, o trânsito e as necessidades de climatização, tudo isto sem recurso a ferries.
Tecnologia inspirada na Fórmula 1
A bateria de estado sólido foi desenvolvida em parceria com a Mercedes-AMG High Performance Powertrains, o centro tecnológico da marca ligado à Fórmula 1, localizado em Brixworth, no Reino Unido. As células utilizadas foram fornecidas pela norte-americana Factorial Energy e baseiam-se na tecnologia FEST® (Factorial Electrolyte System Technology).
A bateria de estado sólido foi desenvolvida em parceria com a Mercedes-AMG High Performance Powertrains, o centro tecnológico da marca ligado à Fórmula 1, localizado em Brixworth, no Reino Unido. As células utilizadas foram fornecidas pela norte-americana Factorial Energy e baseiam-se na tecnologia FEST® (Factorial Electrolyte System Technology).
Para garantir a durabilidade, esta bateria está equipada com atuadores pneumáticos que se adaptam às variações de volume das células durante os ciclos de carga e descarga, assegurando o seu funcionamento ideal ao longo do tempo. O resultado é um aumento de 25% na energia utilizável, mantendo dimensões e peso semelhantes à bateria convencional do EQS, com maior eficiência graças à refrigeração passiva por ar.
Segundo Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG e Diretor de Tecnologia, o objetivo é levar esta inovação para produção em série até ao final da década, oferecendo aos clientes uma nova referência em autonomia e conforto.
Com esta conquista, a Mercedes-Benz reforça a sua posição como líder no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, dando um passo importante rumo a um futuro mais sustentável e eficiente.
Fonte: Press Release Mercedes-Benz