Em 2025, voltam as SCUT

Em 2025, voltam as SCUT

Está aprovado pelo Governo e promulgado pelo Presidente da República: em 2025, voltam as SCUT.

Introduzidas em Portugal em 1997, as SCUT (Sem Custos para o Utilizador) tornaram-se uma forma de fácil acesso a zonas do país mais remotas, criando um elo de ligação, principalmente, entre o litoral e o interior. Apesar do seu nome indicar que as portagens eram sem custos para o utilizador, em 2011 tornou-se obrigatório o pagamento de portagens, com a instalação dos famosos pórticos de passagem. Agora, 14 anos depois, em 2025, voltam as SCUT.

A acessibilidade a vários pontos de Portugal é sempre importante e nada melhor que uma autoestrada para um melhor acesso. O interior do país sempre foi mais fustigado com acessos reduzidos ou com piores características. As SCUT criaram uma ligação rápida e fácil para essas zonas do país e permitiram a sustentabilidade desses locais.

Em 2025, voltam as SCUT e estes são os troços que vão voltar a estar sem custos para o utilizador:

  • A4 (Transmontana e Túnel do Marão)

  • A13 e A13-1 (Pinhal Interior);

  • A22 (Algarve);

  • A23 (Beira Interior);

  • A24 (Interior Norte);

  • A25 (Beiras Litoral e Alta);

  • A28 (Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque).

Se em 1997 foram introduzidas as SCUT em Portugal e 14 anos depois, em 2011, foram introduzidos pagamentos de portagens nessas autoestradas. Agora, 14 anos volvidos, em 2025 voltam as SCUT. Será que é rotina e, de 14 em 14 anos, estes troços mudam o seu sistema de pagamento?

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