Como reagir em casos de fadiga e stress
Criado por Ana Faustino em quarta, 22 junho 2022
O stress e fadiga são responsáveis por muitas situações menos agradáveis, que muitas vezes, podem ser prevenidas.
A fadiga pode ter várias causas, todas elas relacionadas intimamente com a vida dos condutores, como a insuficiência de sono ou as atividades realizadas ao longo do dia. Quando um condutor está fatigado as suas capacidades percetivas, cognitivas e motoras são afetadas e afeta a forma como este recebe, interpreta e reage às informações importantes do ambiente rodoviário.
O risco de adormecer durante o ato de condução é bastante elevado quando o condutor se apresenta fatigado e também pode levar a outras reações, como irritabilidade, diminuição da concentração e aumento do tempo de reação para tomar decisões importantes. Algumas das consequências podem ser a dificuldade em manter o veículo dentro dos limites da faixa de rodagem, mudanças frequentes e inconstantes da velocidade e reação tardia ou inadequada a situações perigosas.
.
Para prevenir o estado de fadiga deve:
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas porque contribuem para o estado de sonolência;
Evitar fazer uma viagem longa, após uma grande refeição;
Partilhar, sempre que possível, a condução em viagens muito longas, para que o mesmo condutor não conduza ininterruptamente durante muitas horas;
Manter-se hidratado e receber ar fresco, durante a viagem;
Procurar receber alguns estímulos durante a condução, como por exemplo, falar com um passageiro ou ouvir rádio;
Fazer uma pausa, em viagens longas, pelo menos de duas em duas horas onde, de preferência, o condutor se possa movimentar.
.
Quando falamos em stress, os riscos podem ser igualmente perigosos. A reação do individuo a pressões ou exigências, que ultrapassem os limites das suas próprias capacidades, muitas vezes, é complexa e depende de pessoa para pessoa. Tanto os fatores que proporcionam tal estado de espírito, como a reação a que leva podem ser extremamente distintas.
A reação ao stress depende do estado fisiológico e psicológico de cada individuo, assim como das suas motivações e personalidade. O atraso para um evento importante pode ser motivo para situações realmente stressantes durante a condução para uns, enquanto outros não se deixam levar pelos mesmos sentimentos.
Regra geral, um condutor em stress torna-se mais agressivo na sua condução. Pode manifesta-lo com acelerações e travagens bruscas, aproximação ao veiculo da frente para o pressionar a circular mais depressa, impedir a entrada ou saída dos outros carros de uma via, velocidade excessiva, gestos impróprios ou insultos e manobras perigosas. Todas estas manifestações podem levar a situações bastante perigosas
.
Para evitar situações de stress deve:
Reservar sempre tempo suficiente para fazer a viagem e para assegurar que se chega com tempo ao local pretendido;
Antecipar a possibilidade de haver trânsito compacto nas estradas pelas quais se vai circular;
Conhecer bem, ou obter informações suficientes acerca do percurso a fazer. Utilize a ajuda do GPS caso seja necessário;
Manter a calma perante manobras perigosas ou condutores agressivos;
Antecipar conflitos de trânsito e manter a distância relativamente ao veículo que segue à sua frente;
Ouvir música calma e relaxante para evitar o stress durante a condução pode ser muito útil;
Preparar estratégias e atividades para ocupar passageiros que se aborreçam ou mesmo para as crianças, o que evita que os comportamentos das pessoas transportadas possam gerar no condutor estados de ansiedade.
.
.
.
Fonte: imt-ip.pt