Como funciona a caixa negra dos automóveis

Como funciona a caixa negra dos automóveis

As normas da União Europeia para o ano de 2022 foram bastante específicas no que diz respeito aos veículos automóveis. Para além do limitador de velocidade vai também ser obrigatória uma caixa negra nos carros novos, medidas bastante polémicas, no caso desta última devido aos dados recolhidos.

O funcionamento da caixa negra dos automóveis vai ser bastante semelhante aos aviões, com a diferença de neste caso não haver gravação das conversas no habitáculo. O objetivo será a prevenção rodoviária, permitindo a reconstituição no caso de acidente e assim facilitar o apuramento de responsabilidades.

Os serviços de peritagem a que se recorre nos dias de hoje deixarão de fazer sentido, pois com esta funcionalidade poderá saber-se a velocidade a que o carro se deslocava, se houve acelerações ou travagens e até se todos os passageiros utilizavam os cintos de segurança. Estas informações são de extrema importância, não só no processo de apuramento de responsabilidades, mas também, na melhoria dos sistemas de segurança dos automóveis.

.

A caixa negra nos automóveis vai registar dados de telemetria, como:

  • A pressão no acelerador ou as rotações do motor;

  • O ângulo de viragem e a velocidade angular em graus;

  • A velocidade nos últimos 5 segundos;

  • O recurso aos travões;

  • A direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa);

  • A ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos;

  • O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;

  • A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto;

  • A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado.

.

Todos os carros fabricados a partir de julho de 2022 serão obrigados a possuir este sistema que, para garantir a proteção dos dados, será apenas utilizado em caso de acidente.

.

.

.

Fonte: ACP

Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada Prémio PME Excelência