A História do Renault 4L
Criado por Tiago Fernandes em terça, 7 janeiro 2025
No universo automóvel, poucos carros conseguem marcar várias gerações e transformar-se em verdadeiros ícones. O Renault 4L é um desses casos raros.
Lançado em 1961 como resposta à necessidade de um carro prático, económico e acessível, o 4L tornou-se rapidamente num fenómeno de popularidade. Em Portugal também conhecido como “quatro latas”, foi mais do que um automóvel: foi um símbolo de progresso, resiliência e, para muitos, uma extensão da família.
.
Um carro para todas as ocasiões
O Renault 4L destaca-se pela versatilidade e robustez, características que o tornaram indispensável para todo o tipo de tarefas. Tanto era visto a percorrer ruas das cidade, como em estradas de terra e "brita". Levava mercadorias, transportava crianças para a escola e até servia como transporte improvisado para levar convidados a um casamento ou ajudar alguém numa emergência.
Em meio rural, onde as condições das estradas eram frequentemente desafiantes, o 4L era um aliado insubstituível. Capaz de enfrentar lama, pedras e até caminhos inclinados, este "pequeno-gigante" provava ser um veículo confiável em qualquer situação. Para muitos, ter um Renault 4L era sinónimo de ter uma solução para qualquer necessidade.
.
Detalhes curiosos e momentos icónicos
O Renault 4L não se destacou apenas pela sua funcionalidade, tinha também peculiaridades que o tornaram único:
O capô abria-se para a frente, como um avental. Além de prático, evitava que os mecânicos sujassem a roupa durante as reparações.
O 4L era inovador até na forma de refrescar os ocupantes. O para-brisas podia ser ligeiramente aberto na parte superior, criando uma espécie de A/C natural.
Em zonas como o Algarve, era comum ver o 4L a atravessar dunas e caminhos de areia com uma destreza que fazia inveja a muitos jipes modernos.
Apesar de ser um veículo compacto, não havia limite para o que se podia transportar. Desde mobiliário a galinhas, o 4L transportou um pouco de tudo pelas estradas portuguesas.
.
Um fenómeno de vendas em Portugal
O Renault 4L foi um dos carros mais vendidos em Portugal, com mais de 100 mil unidades registadas no país ao longo de décadas. Este sucesso deveu-se ao facto de ser acessível, económico e extremamente adaptável às necessidades dos portugueses. Durante os anos 70 e 80, era praticamente impossível andar na estrada sem ver um Renault 4L. Hoje em dia são presença assídua nos Passeios de Clássicos, como o Festival de Clássicos Benecar, onde os entusiastas mantêm viva a sua história, e mostram com orgulho a restauração de modelos antigos. A simplicidade e a durabilidade do 4L ainda encantam os seus admiradores, que reconhecem no modelo muito mais do que um automóvel: uma peça de património cultural.
A popularidade do "quatro latas" atravessou gerações: pais ensinaram filhos a conduzir num 4L, avós levaram netos a passear e casais iniciaram a vida a dois com este fiel companheiro. Não era apenas um meio de transporte, era uma peça do quotidiano cheia de histórias e memórias.
Renault 4 E-Tech: Onde o clássico encontra o futuro elétrico
A Renault está a ressuscitar um dos seus modelos mais icónicos com a nova Renault 4 E-Tech. É uma reinvenção totalmente elétrica do clássico Renault 4L. Com previsão de chegada a Portugal em setembro, esta nova versão combina o design retro com tecnologia de ponta, posicionando-se como um SUV compacto e versátil.
Saiba mais sobre o 4 E-Tech aqui
.
Uma nova era para um Clássico
A marca francesa não está apenas a trazer um carro para o mercado, mas a recriar história. Este novo modelo elétrico é mais do que uma homenagem ao passado: é uma visão do futuro, onde tradição e inovação se encontram para oferecer uma experiência única. Este modelo combina a nostalgia de um design que marcou gerações com a tecnologia sustentável que é cada vez mais indispensável no mundo automóvel.
A Renault 4L renasce, pronta para conquistar uma nova geração de condutores e marcar presença, uma vez mais, nas estradas de Portugal e do Mundo.