
Criado por Luís Belo em quarta, 7 maio 2025
A história do Audi Sport Quattro S1
Ícone dos anos 80 e símbolo de uma era dourada do desporto motorizado, o Audi Sport Quattro S1 foi mais do que um simples carro de rally. Foi um marco na engenharia automóvel, um pesadelo para os adversários e uma lenda que perdura até hoje na memória dos apaixonados por competição. A sua presença imponente, o som ensurdecedor do seu motor e o desempenho avassalador nas classificativas transformaram-no num dos modelos mais reverenciados da história do WRC.
História
A história do Quattro S1 começa com a revolução da Audi nos ralis com a introdução da tração integral quattro em 1980. Esta tecnologia mudou para sempre o panorama da competição, permitindo aderência superior em pisos escorregadios e velocidade incomparável em troços sinuosos. Para tirar o máximo partido dos regulamentos do Grupo B — categoria que dominou os ralis entre 1982 e 1986 — a marca de Ingolstadt desenvolveu o Sport Quattro, uma versão encurtada e mais potente do Audi Quattro original.
Em 1984, chega o Sport Quattro S1, uma evolução extrema focada em extrair o máximo desempenho possível. Com chassis encurtado, carroçaria em materiais leves como Kevlar e fibra de vidro, e um motor de cinco cilindros turboalimentado com mais de 500 cavalos de potência, o S1 tornou-se um monstro das pistas. A versão E2, lançada em 1985, foi a mais radical de todas, com aerodinâmica agressiva e potência a ultrapassar os 600 cavalos.
Versões
Audi Quattro A1 e A2 (Grupo 4 e início de Grupo B): Base para o desenvolvimento do Sport Quattro. Já usavam tração integral e motores turbo, mas com dimensões maiores e menor agilidade.
Audi Sport Quattro (1984): Versão de homologação, limitada a cerca de 214 unidades. Motor 2.1 litros de 5 cilindros, com a cabeça em alumínio e cerca de 306 cv. Foi a base para o S1 de competição.
Audi Sport Quattro S1 (1984): Primeira evolução de competição, com cerca de 450 a 500 cv. Mantinha o visual do Sport Quattro mas com diversas alterações para aligeirar o peso e melhorar o desempenho.
Audi Sport Quattro S1 E2 (1985): A derradeira versão. Mais de 600 cv, aerodinâmica futurista, grandes apêndices, asas dianteiras e traseiras de grandes dimensões. Tornou-se um dos carros mais icónicos e potentes da história do WRC.
Curiosidades
O Audi Sport Quattro S1 E2 era capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,6 segundos… em terra batida.
O seu motor de 5 cilindros em linha tornou-se lendário pelo som único, muitas vezes comparado ao de um trovão.
Walter Röhrl, um dos maiores pilotos da história dos ralis, descreveu o S1 E2 como um carro que parecia querer matar o condutor a cada curva, tal era o nível de exigência.
O modelo ajudou a cimentar a reputação da Audi como marca inovadora, levando a tecnologia quattro também para os modelos de estrada.
Em Portugal...
Apesar de nunca ter tido uma presença oficial com equipa de fábrica nos ralis nacionais, o Audi Quattro deixou marca em Portugal, sobretudo através de equipas privadas e da paixão que gerou entre os adeptos. O Sport Quattro S1, em particular, tornou-se um símbolo de desejo entre colecionadores e fãs. A sua passagem pelo Rali de Portugal, com nomes como Röhrl e Mikkola ao volante, está entre as mais celebradas memórias da década de 80.
O troço da Lagoa Azul ou a Serra de Sintra vibravam com o som estrondoso do cinco cilindros e o espectáculo proporcionado pelo S1 E2 a cortar curvas em quatro rodas. Ainda hoje, o Audi Sport Quattro S1 é presença habitual em eventos históricos e demonstrações em solo português, onde continua a encantar novas gerações.