O que fazer quando se perde a carta de condução
Criado por Ana Faustino em quinta, 23 junho 2022
Documentos podem não ser os bens que se perdem que mais custos acarretam, no entanto, são de extrema importância devido às informações que possuem. Os passos a seguir quando tal cenário acontece são cada vez mais fáceis devido às novas tecnologias.
Quando se trata da carta de condução a primeira coisa a fazer é participar a ocorrência à polícia. Logo de seguida pode começar o processo para pedir a nova carta de condução.
Neste momento pode pedir a segunda via da carta de condução de forma presencial ou então online sendo que o valor cobrado presencialmente é de 30€, enquanto se for online tem desconto de 10% e fica a 27€. A opção não presencial evita também que tenha de esperar em filas e deslocar-se ao espaço, que pode ser nos balcões regionais e distritais do IMT ou em todos os Espaços do Cidadão.
Os documentos necessários também variam consoante a opção que escolha. Quando faz o seu pedido online, através do portal do IMT, apenas precisa do seu número de contribuinte e a senha do portal das finanças. Após o pedido, receberá a sua carta de condução em casa passados até 10 dias.
Quando se dirige a um balcão presencial, precisa levar consigo os documentos necessários para se dar a emissão da carta, que é o Cartão de Cidadão (ou o número de contribuinte + bilhete de identidade ou autorização de residência). Neste caso os prazos variam, pois se for feito num balcão do IMT irá receber a sua carta no prazo de 8 dias, mas se optar por outro balcão o prazo aumenta para 25 dias.
.
Fonte: eportugal.gov.pt