O que fazer quando se perde a carta de condução   

O que fazer quando se perde a carta de condução  

Documentos podem não ser os bens que se perdem que mais custos acarretam, no entanto, são de extrema importância devido às informações que possuem. Os passos a seguir quando tal cenário acontece são cada vez mais fáceis devido às novas tecnologias.

Quando se trata da carta de condução a primeira coisa a fazer é participar a ocorrência à polícia. Logo de seguida pode começar o processo para pedir a nova carta de condução.

Neste momento pode pedir a segunda via da carta de condução de forma presencial ou então online sendo que o valor cobrado presencialmente é de 30€, enquanto se for online tem desconto de 10% e fica a 27€. A opção não presencial evita também que tenha de esperar em filas e deslocar-se ao espaço, que pode ser nos balcões regionais e distritais do IMT ou em todos os Espaços do Cidadão.

Os documentos necessários também variam consoante a opção que escolha. Quando faz o seu pedido online, através do portal do IMT, apenas precisa do seu número de contribuinte e a senha do portal das finanças. Após o pedido, receberá a sua carta de condução em casa passados até 10 dias.

Quando se dirige a um balcão presencial, precisa levar consigo os documentos necessários para se dar a emissão da carta, que é o Cartão de Cidadão (ou o número de contribuinte + bilhete de identidade ou autorização de residência). Neste caso os prazos variam, pois se for feito num balcão do IMT irá receber a sua carta no prazo de 8 dias, mas se optar por outro balcão o prazo aumenta para 25 dias.

.
Fonte: eportugal.gov.pt

Logo Benecar Single

Prémio 5 Estrelas Prémio Empresa recomendada Prémio PME Excelência