Dicas básicas para poupar combustível
Criado por David Santos em quarta, 31 janeiro 2018
Não são novidade mas convém relembrar, porque se quer poupar combustível estas são algumas das regras básicas que deve aplicar no seu dia-a-dia.
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Os combustíveis teimam em aumentar e está cada vez mais caro andar de carro.
Por isso, quaisquer dicas que te possam fazer poupar combustível são bem vindas. Os gastos com o combustível é um dos que, a longo prazo, pode ser considerável.
Umas são óbvias outras nem por isso. Umas são simples de aplicar, outras requerem que sujes as mãos. Mas todas são imprescindíveis para que consigas poupanças significativas. Vamos a elas.
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Pressão dos Pneus
Pois é, muito importante. Quando foi a última vez que viste a pressão dos pneus? Verificar a pressão dos pneus regularmente é um dos aspetos mais negligenciados por nós condutores, e ao mesmo tempo um dos que ajuda e muito a poupar combustível.
Conduzir com os pneus abaixo da pressão indicada pelo fabricante aumenta o consumo de combustível e diminui a sua performance, uma vez que o atrito gerado entre a superfície do pneu e o asfalto é maior, logo necessitas de mais energia para percorrer um determinado percurso.
Para além disso, diminui a vida útil do pneu e a segurança.
Consulta o manual do utilizador para saberes a pressão correta. Por vezes esta informação também se situa na tampa do combustível ou no interior da porta do condutor.
Antes de viagens longas, e se viajares com o automóvel mais pesado, também é obrigatório subir a pressão dos pneus, de acordo com a informação que encontrares para o teu carro.
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Regime Ideal
Utiliza a caixa de velocidades e o conta-rotações como teu aliado no combate aos consumos.
Nos carros a gasolina, a faixa ideal de utilização situa-se entre as 2500 rpm e as 3500 rpm, enquanto nos Diesel esta faixa está entre as 2000 rpm e as 3000 rpm.
É neste intervalo de rotações em que o rácio entre rendimento mecânico e consumos é mais favorável à poupança. Escalar o conta rotações até ao limite, não te vai adiantar de muito e pode duplicar ou triplicar o consumo instantâneo do automóvel.
Com esta regra podes poupar entre 1 a 2 litros por cada 100 km.
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Evitar percursos pequenos
Sempre que possível evita utilizar o teu automóvel em percursos pequenos. Em trajetos muito curtos, o motor e o catalisador não têm tempo de aquecer até à temperatura ideal de funcionamento.
O óleo do motor por exemplo está mais frio e com uma maior viscosidade, aumentando assim o atrito das peças internas. Desta forma o esforço que o motor tem que fazer é maior. Já o catalisador não é tão eficiente enquanto está frio.
Existe ainda a questão do filtro de partículas, que em percursos pequenos não irá fazer a regeneração do sistema de filtragem de partículas, já que o processo normalmente só é efetuado com o atingir da temperatura ideal de funcionamento dos fluídos e componentes mecânicos e a uma determinada velocidade, se este for iniciado num percurso curto, pode ser interrompido a meio, o que não é recomendável.
Desta forma, o crescente entupimento do filtro gera mais contrapressão no escape, elevando os consumos devido ao maior esforço do motor.
Se a distância for muito curta, coloca a hipótese de ir a pé, a sua carteira vai agradecer, a curto e a longo prazo.
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Relação de caixa correta
O correto uso da caixa de velocidades é também um dos aspetos que mais influencia nos consumos. E como saber qual a mudança certa? É a mais alta possível para as condições de tráfego, sem que oiças o motor a bater, ou a “morrer”.
A maioria dos carros atuais já indicam até qual a relação correta, com a informação visível no painel de instrumentos. Na maioria dos casos, esteja atento e aceite as sugestões para poupar combustível.
Na prática, este cuidado pode levar a poupar entre 1,5 a 3 litros por cada 100 km.
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Poupar o acelerador
A forma como trata o acelerador é diretamente proporcional à vontade que o ponteiro do combustível tem em descer.
Portanto, quanto menores forem as cargas no acelerador, menor será o consumo instantâneo de combustível. Se fore cuidadoso com o pedal da direita será recompensado na sua carteira.
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Peso desnecessário
Tens coisas completamente desnecessárias no teu carro? É fácil deixar ir acumulando objetos inúteis, sempre com aquela ideia de que “um dia talvez faça falta”.
Todo o peso inútil transportado pelo seu carro, é lastro que obrigará o motor a um esforço adicional. Ok, esta não é tão significativa, mas também depende de quantos quilos estamos a falar, mas se multiplicares por vários anos e algumas dezenas de milhares de quilómetros, a fatura a pagar pode ser significativa.
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Manutenção
Há quanto tempo não alinha a direção do seu carro? Há quanto tempo já devia ter mudado o óleo? Há quanto tempo não vê o estado do filtro de ar? Todos eles influenciam o consumo de combustível, embora o último seja mais significativo em veículos que circulem com frequência por estradas de terra que levantem poeira, e que facilmente obstruem o filtro de ar.
Fazendo uma manutenção regular, pode ir buscar mais alguma economia e poupar combustível.
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Vidros e Climatização
Circular com os vidros abertos, sobretudo em auto estrada é algo que aumenta os consumos de combustível. Por outro lado, se viajas com os vidros abertos e a climatização ligada, o desperdício ainda é maior.
Hoje em dia é cada vez mais comum a climatização automática. Avalie primeiro a necessidade de levar o ar condicionado ligado ou mesmo a ventilação. O modo automático não significa que não esteja a ter um consumo adicional
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fonte: RAZÃO AUTOMÓVEL (adaptado)