Como funciona o crédito automóvel
Criado por Ana Faustino em sexta, 6 maio 2022
O crédito automóvel é uma modalidade de financiamento, contratada a uma entidade financeira, para a compra a crédito de um carro, novo ou usado.
A par do crédito habitação, é um dos mais procurados pelos portugueses e representa, muitas vezes, uma boa fatia do orçamento familiar. A facilidade em obter este crédito, em comparação com outros, é relativamente grande e existe possibilidade de acesso a 100% do financiamento e prazos até 120 meses.
.
O que as entidades financeiras avaliam?
Antes da aprovação, a entidade financeira vai reunir algumas informações para decidir se concede ou não o crédito. Vai, por isso, traçar o perfil do cliente baseada em alguns critérios.
.
Taxa de esforço
Basicamente, é a fatia que a prestação do crédito automóvel representa nas suas contas, ou seja, o peso que a prestação mensal terá no rendimento líquido do agregado familiar. Assim é possível calcular se terá capacidade financeira para suportar as prestações do crédito que solicitou. As contas para realizar este cálculo são através da seguinte fórmula:
[Total de Prestações Financeiras / Rendimento do Agregado Familiar] x 100 = total em percentagem
.
Perfil de risco do cliente
Aqui serão avaliados vários fatores para traçar o seu perfil. Se tem ou já teve algum incumprimento com a entidade a que está a solicitar o financiamento, é provável que lhe seja negado, pois pode ser considerado um cliente de risco. Também o seu histórico no Banco de Portugal vai ser verificado, com toda a informação de empréstimos contraídos, eventuais incumprimentos e dívidas correntes.
Outros dados podem ser relevantes neste campo, como a sua idade, rendimentos, situação profissional e outras. Mas saiba que os empréstimos são avaliados caso a caso e pode ver o seu pedido recusado com uma financeira e aceite com outra.
.
Para fazer a compra da sua viatura com as melhores opções de crédito pode contar com a ajuda da Benecar – Cidade do Automóvel.
A Benecar é uma entidade registada no Banco de Portugal como intermediário de crédito (registo nº 0000944) na categoria de crédito a título acessório e em regime de não exclusividade.
.
.
.
Fonte: DOUTOR FINANÇAS