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Todos os carros novos vão ter limitador de velocidade a partir de 2022
A tecnologia no mundo automóvel está em constante evolução e surgiram novas medidas para as marcas implementarem na produção de novas viaturas e, uma delas, é que todos os carros novos vão ter limitador de velocidade a partir de 2022.
O ano de 2022 trará muitas novidades tecnológicas nos automóveis novos e o principal destaque é o facto de ser obrigatório a presença de um limitador de velocidade automático na viatura. Esta tecnologia vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, sendo o mesmo impedido de exceder os limites de velocidade. Esta limitação será reproduzido em alertas sonoros (semelhante ao atual alarme sonoro aquando a condução sem cinto de segurança), sendo que, caso não seja suficiente, o sistema pode "proibir" o condutor de pisar o pedal do acelerador, de forma a cumprir os limites da via onde circula.
Ainda assim, o modo de funcionamento deste sistema ainda está a ser analisado, visto que muitas marcas opõem-se a esta tecnologia.
Segundo a diretiva 2144 de 2019, as novas medidas terão de ser aplicadas a partir do dia 6 de julho do próximo ano.
Outras medidas previstas
Além do facto de que todos os carros novos vão ter limitador de velocidade a partir de 2022, existem outras medidas que a União Europeia pretende inserir obrigatoriamente nas viaturas produzidas a partir do próximo ano. Segundo a diretiva acima mencionada, as medidas serão as seguintes:
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o condutor não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o condutor não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos condutores de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos condutores sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
O principal objetivo da União Europeia é a redução significativa do número de acidentes rodoviários e a limitação de velocidade é o principal foco da entidade, além da consciencialização dos condutores para uma maior prevenção nas estradas.
Fonte: Pplware
Publicado por Benecar - Paulo Borralho em 2021-07-05
Categoria: Tecnologia
Tag(s): tecnologia, automóvel, limitador de velocidade, carros novos, 2022, União EuropeiaO CANTINHO DO EDITOR