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Que carros Portugal conduzia em 1974?

Com a celebração do dia da liberdade, proporcionado pela revolução dos cravos em 25 de Abril de 1974, fica a curiosidade sobre que carros se conduziam em Portugal nesse ano.

 

 

No início da década de 70 as diferenças para o país que conhecemos hoje é gigante. Aproximadamente 80% dos partos eram feitos em casa, o nível de alfabetização era extremamente baixo e a fixação do ordenado mínimo em 3.300 escudos (16,5€) foi uma das primeiras medidas após a revolução. O valor do petróleo sofreu entre outubro de 1973 e março de 1974 uma subida de 400% devido à guerra de Yom Kipur, foi a primeira Crise do Petróleo e inicia uma recessão prolongada nos EUA e na Europa.

 

Por esta altura o mercado de automóveis novos rondava as 88 mil unidades com a Fiat a liderar de forma destacada com o modelo 127. O preço de 97 contos (475€), claramente acima da média, era compensado pela sua boa performance. A popularidade de ter sido classificado como “Carro do Ano” de 1972 fê-lo destacar-se no mercado e ser líder de vendas na Europa.

 

Conheça os carros que se conduziam na altura!

 

 

Fiat 127

 

 

 

Toyota Corolla

 

 

 

Datsun 1200 (Nissan)

 

 

 

Citroen Dyane

 

 

 

Ford

 

 

 

Renault

 

 

 

BMW

 

 

 

Mercedes

 

 

 

Mini (comercializado na altura sob as marcas Morris e Austin)

 

 

 

 

Rolls-Royce (duas unidades vendidas neste ano)

 

 

 

Na altura da revolução dos cravos, em Abril de 1974, existiam em Portugal 21 empresas de montagem de veículos, que se traduzia num total de aproximadamente 100 000 viaturas vendidas, o que aumentou para 140 000 no final da década.

 

 

Fonte: Motor24 

Publicado por Benecar - Ana Faustino em 2022-04-25
Categoria: Cantinho/Editor
Tag(s): carros antigos, Portugal, Liberdade

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