NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Honda termina desenvolvimento do robô ASIMO

A Honda terminou, oficialmente, o desenvolvimento do robô ASIMO após 18 anos de intensivas experiências e melhoramentos de uma tecnologia inovadora.

 

Foi em 1986 que a Honda começou com a ideia de construir um robô bi-pedal, que pudesse andar sob seu próprio pé. Ainda assim, foi apenas em 2000 que a empresa finalmente revelou o Advanced Step in Innovative Mobility, mais conhecido por ASIMO no mundo da tecnologia. Este autómato de tamanho infantil poderia realizar tarefas complexas, como pegar em pequenos objetos, subir escadas, reconhecer comandos vocais e navegar em novos ambientes em tempo real, como demonstrado neste vídeo pela Honda:

 

 

A mudança final do ASIMO, criada em 2011, deu ao robô recursos de movimento mais avançados e acrescentou sensores por todo o corpo, permitindo que o ASIMO interagisse com mais precisão com o seu ambiente. Esta versão final foi capaz de saltar, ficar suportado apenas por uma perna e correr a mais de cinco quilômetros por hora. O bot só se tornou mais avançado ao longo do tempo e nunca atingiu a viabilidade comercial, levando então a Honda a parar o seu desenvolvimento.

 

Ainda assim, toda esta tecnologia não vai ser desperdiçada. Em 2017, a Honda reformulou a tecnologia de balanceamento do ASIMO para criar um motociclo que se pudesse manter em pé. A empresa também planeja usar mecanismos das pernas do robô para construir um exoesqueleto mecânico que possa ajudar na fisioterapia de pacientes. Relativamente aos inúmeros sensores do ASIMO, a sua capacidade de rastrear tudo o que tem à sua volta pode revelar-se numa ferramenta valiosa no desenvolvimento de veículos semi-autónomos. A Honda também encontrou um uso mais inovador da tecnologia no seu cortador de relva robótico Miimo.

 

Fonte: The Drive

Publicado por Benecar - Paulo Borralho em 2018-07-04
Categoria: Tecnologia
Tag(s): Honda, ASIMO

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.