NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Governo anuncia medidas para suavizar a subida do preço dos combustíveis.

Perante a drástica subida do valor dos combustíveis o governo português anuncia medidas para suavizar esta situação. As medidas que já em vigor são para manter.

 

Não é a primeira vez que o estado português se vê obrigado a intervir no que diz respeito ao valor dos combustíveis. Em primeiro lugar devido à pandemia de Sars-Cov2 e agora uma subida muito mais drástica devido ao ataque russo à Ucrânia. Todas as atualizações divulgadas hoje pressupõem que as medidas já em vigor se mantenham.

A redução da taxa de carbono irá permitir aos portugueses uma redução de 5 cênt/L em qualquer abastecimento e para além disso, o governo não irá cobrar o valor a mais do IVA referente à subida dos preços.

Para que os portugueses não paguem mais IVA, por cada 10 cêntimos de aumento o estado devolve 1,5 cêntimos no ISP no ato da compra. Este valor corresponde ao que seria o aumento do IVA e todas a sextas-feiras será divulgado qual o valor praticado a partir da segunda-feira seguinte.

A estimativa para a próxima semana é de um aumento de 16 cênt/L no gasóleo e 11 cênt/L na gasolina, o que leva a uma devolução de 2,4 cênt/L no gásoleo e 1,7 cênt/L na gasolina logo no ato de compra. Assim sendo, o aumento será apenas aquele que os operadores praticarem.

António Mendonça Mendes, secretário de estado adjunto e dos assuntos fiscais, anunciou hoje na conferência de imprensa realizada no ministério das finanças a redução do ISP em 3,4 cênt/L no gasóleo e 3,7 cênt/L na gasolina. Confrontado com a hipótese da regulamentação dos preços dos combustíveis em Portugal, o secretário de estado revela que não está prevista essa conjetura.

Neste momento continuará a poder usufruir do AUTOvaucher no valor de 20€, que está confirmado para o presente mês de março e junho.

 

Fonte: SIC Notícias

Publicado por Benecar - Ana Faustino em 2022-03-11
Categoria: Cantinho/Editor
Tag(s): IVA, Combustível, Redução de impostos, atualidade

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.